:::: NAVEGAÇÃO ::::

5 de ago de 2016

As perguntas mais frequentes que ocorrem aqui no blog, quanto por E-mail, é como podemos usar o PagSeguro para acelerar o processo de vendas de um site? Na verdade, sites que usam PHP ou outra linguagem de programação devem procurar os API's (para saber mais, consulte o site clicando aqui).
Como a maior parte das perguntas foram feitas por administradores de fóruns Forumeiros, eu presumo que o artigo é mais voltado para eles!

Diferente do Paypal, o PagSeguro é uma nova forma criada pela empresa UOL, para realizar pagamentos pela internet sem dor de cabeça. Ou seja, uma segunda opção de compra pela internet, só com o jeitinho brasileiro. Como dito no título do artigo, este é mais um tutorial explicando como poderemos criar um botão para doar, e não vender!

1º Cadastro pessoal

Para começar, acesse o site do PagSeguro: pagseguro.uol.com.br Em seguida, clique no botão Cadastro.
Para a próxima página, o PagSeguro quer saber se você quer Comprar ou Vender usando uma nova conta. Como usaremos para os dois, visto que somos administradores de uma comunidade de discussão (fórum), então marque Vender.



O site requer que você especifique se usará sua conta para uma empresa ou para você mesmo. Neste caso, você terá que decidir entre:

  • Pessoa Física: Cadastro pessoal, na qual não tem vínculos com qualquer empresa (que esteja no nome da pessoa quem está se registrando).
  • Pessoa Jurídica: Cadastro de uma empresa, organização que possua um CNPJ ou qualquer documentação licenciada pela Prefeitura Municipal do seu município.


Como vamos criar um botão de doação, e não temos uma loja, então, vamos marcar Pessoa Física. Em seguida, preencha todos os dados da empresa, e salve.

2º Criando o botão do PagSeguro

Com sua conta feita, acesse a área de Desenvolvedores (link no footer do site do PagSeguro), e localize o botão "Criar botões de pagamento". Logo mais abaixo, clique em "Criar este botão" e na aba Doações, configure o botão como desejar.


Tudo pronto? Então, basta clicar em "Gerar botão" e aplicar no seu site.

Observações

No código, você poderá perceber alguns detalhes, como botão escondido (chamados de input hide):

  • currency input com valor BRL: Significa o tipo de moeda que será usada para doar. Consulte as especificações na documentação do site do Pagseguro para saber mais...
  • receiverEmail com valor {EMAIL}: Especifica qual é o usuário que receberá a doação. Neste caso, a doação será encaminhada para o e-mail de sua conta.
Tudo é bem simples, e pode ser modificado. Se você tem uma loja virtual no seu fórum, saiba que a integração da loja pode ser usada com a documentação do Java, porém, o ideal é usar o método de doação.

O usuário compra itens na sua loja no fórum, e gera um valor que é enviado via Mensagem Privada, e depois, você sabe qual será os produtos comprados, e então, após efetuar a doação naquele valor, você poderá depositar o produto de acordo com o pagamento da doação.

Aproveitando a oportunidade, você poderá ver o resultado deste tutorial na nossa página de doações: shiftactif.com/p/donation.html

Consulte o regulamento do site antes de qualquer coisa.

Espero ter ajudado alguém.



Sua opinião:

6 comentários:

  1. Eu gostei do artigo, mais tenho uma dúvida. Seria possível, por exemplo, incluir os preços direto da loja na compra do PagSegurpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Isso para fóruns Forumeiros não é possível, pois, não há um plugin em específico para fóruns que faça o processo de transição dos valores via BD para o site do PagSeguro. Ou seja, a loja precisaria estar integrada, mas, se você puder, consulte a documentação XML disponibilizada no artigo, que poderá obter explicações mais afundo. ;)

      Até mais!

      Excluir
  2. q bacana. Obgrigado Shek!

    ResponderExcluir
  3. Que legal. pena não funcionar com loja do fórum, mas, o importante é que funciono!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Muitos obrigado pelas dicas. Eu vou aplicar elas na minha pagina.

    ResponderExcluir

Na caixa abaixo você poderá adicionar seu comentário. Lembre-se de que, não será possível atribuir tags especiais, de imagens, links e cores. Somente tags Negrito, itálico são permitidos.

Obrigado por comentar!

Precisa de ajuda? Fale conosco