:::: NAVEGAÇÃO ::::

3 de abr de 2016

Talvez a pergunta que já passou em sua cabeça é: "Será que preciso de um domínio?", ou, "É realmente necessário?". Até hoje, a humanidade sabe que, o que movem o mundo não são as perguntas, e sim, as respostas. Você tem a resposta para esta pergunta?


A escolha do domínio certo

Apesar de ser estranho, existem momentos certos para ter um domínio. A realidade é que, você precisa ter certeza! Parece ser simples, comprar um domínio e finalmente, pronto. Infelizmente, você precisa saber que um domínio tem de ser estudado, pois, no mundo virtual que estamos acostumados a viver (para quem usa internet diariamente), escolher o nome certo para o projeto certo é realmente decisivo. Vejamos algumas explicações:
  • .com.br
    Este tipo de domínio, o .com.br é usado muito para sites do ramo de negócios ou de comércios. É complicado encontrar um domínio .com.br em um site na qual fala sobre moda. Apesar do domínio .com.br ser o mais usado no Brasil, é importante ressaltar que ele gera um tráfego específico do Brasil. Ou seja, talvez em poucas palavras ele diz: "Este site é brasileiro".
  • .com
    É o mais usado no planeta, por dizer assim. Ele é um tipo de extensão global que pode ser usada para qualquer tipo de conteúdo, como, colinária, esporte ou, site de notícias. O interessante é que o domínio com extensão .com é mais fácil de armazenar em mente, apesar de não ser aconselhável para um site com um idioma específico. Ou seja, é melhor .com.br para sites nacionais, e .com para sites que usam multi-línguas, por exemplo.
  • .org
    Existe um domínio específico para este assunto, mas, eu diria que se encaixa mais em websites ou conteúdos de organizações. Um tipo de organização não governamental, por exemplo. É claro, as organizações governamentais usam o .gov.br, como estamos acostumados a ler, porém, é parecido com o .com, pois, ele mostra que pode ser usado globalmente, então, é interessante adquirir o domínio .org só se for uma organização.
  • .net
    Até ontem eu não sabia porque do .net na internet, e cheguei a pensar que seria abreviação de "internet", mas, não é. .net na verdade é uma extensão usada para uma suposta Network (em tradução livre, rede de trabalho) ou só "Rede" mesmo. É pouco usada, contudo, é uma ótima opção para quem vai criar uma rede social, por exemplo.
  • .info
    Assim como o .net, o .info é abreviação de "informação". O problema é que muitos webmasters escolhem esta extensão para qualquer assunto de site. É claro, cada um com seu desejo, mas, é melhor entender que quando se coloca o .info, quer dizer para todos a sua volta que o site trata-se de notícia ou algo informativo. Por exemplo: www.planetdiary.info/ Este é o correto para o site do Planeta Diária - se ele existisse, é claro - com apontamento para um público alvo correto.
  • .biz
    Não... Se você pensou que a extensão é usada para 'vender motos do modelo biz', se enganou! Assim como o .com, ela é uma extensão usada sem controle. Eu sinceramente de tanto pesquisar, só sei que o significado é de "busca", mas, é complicado explicar sua origem, mesmo sendo usada por muitos webmasters.

Seu orçamento se encaixa?


A grande pergunta ainda não foi respondida. Qual é o momento certo para comprar um domínio? Antes de tudo, é importante dizer que tudo isso custará caro no começo. Está disposto a gastar? Antes disso, você precisa saber se o seu orçamento suporta pagar uma hospedagem ou, se o seu caso for um site que já está em um servidor grátis de hospedagem, apenas pagar o domínio que deseja.

Normalmente, se o site não foi colocado em prática, então, você precisará desembolsar uma quantia para hospedá-lo em um 'webhost'. O Host, são super computadores que podem responder aos internautas quando um site é acessado (em minhas palavras).

Depois de encontrar um host, some tudo o que você vai gastar para conseguir colocar o site online. O host mais barato pode ser - exemplo - de custo de R$ 190,00 em promoção. Com o domínio, dependendo do plano escolhido, esse valor pode chegar a absurdos R$ 300,00 reais.

Eu posso indicar um host muito bom e que, não me arrependo de ter contratado, mas, fica a sua escolha, é claro. Indico-vos a "Superdomínios": www.superdominios.org


Comece a investir seu tempo, ou, escolha uma equipe

Outro fator que o site vai cobrar muito de você, é tempo! Se você tem uma vida pessoal muito atarefada e problemas de mais a serem resolvidos, cogite a ideia de deixar alguém no comando secundário do site.

Projetos são marcantes quando há uma equipe por trás dele. Se um webmaster trabalha sozinho num site ou numa organização, é melhor esperar que o site comece a ficar abandonado. Isso é consequência e acontece com todo mundo, que cria um site.

Se seu site se trata de um assunto que não precisa de ter uma equipe, melhor ainda! Mesmo assim, se você é tudo (desenvolvedor, analista de tráfego, webdesign e etc...), não pense que só vai ter sucesso trabalhando sozinho, quando puder. Quando coloca um site na internet, você assume uma responsabilidade de manter aquele assunto vivo, para que seus internautas correspondam com as expectativas que lhe motivou a criá-lo.

Para o caso de comunidades na internet, eu fiz um artigo sobre o abandono de fóruns em host grátis, como Forumeiros ou Criarumblog, por exemplo. Se quiser, basta clicar aqui.

Conclusão

Eu sei que é bobeira ser tão criterioso com um domínio, ou host para seu site. A realidade é que, criar exige dedicação e estudo, acima de tudo. Não só estudo escolar (ironia da minha parte), mas, planejamento e certeza de que tudo lhe trará retorno. E se tiver uma equipe, que ela precise ter uma incentivo para continuar.
Não pule fora do barco no começo, pois, sua ideia pode ser a única e a mais acessada, gerando 'dinheiro para sustentar seu site' e sua equipe, se for o caso.

Boa sorte com seu projeto.
Sua opinião:

Um comentário:

Na caixa abaixo você poderá adicionar seu comentário. Lembre-se de que, não será possível atribuir tags especiais, de imagens, links e cores. Somente tags Negrito, itálico são permitidos.

Obrigado por comentar!

Precisa de ajuda? Fale conosco