:::: NAVEGAÇÃO ::::

11 de jun de 2014


Até parece que é fácil conviver com um site na internet sem se preocupar com esse pequeno detalhe tão importante. Hoje em dia são bilhares de sites online, e a cada segundo diz os especialistas, um novo site entra no AR. Agora, a pergunta que todos os webmasters devem se fazer, ou pelo menos pensam é como promover o site na internet, ter visitas, lucros e inclusive o que ele precisa fazer para isso.
O que são as tags META? Como usá-las e em que local adicioná-la em sua página? Veja dicas de como promover seu site na internet com facilidade.

Criar um site é normal

No mundo atual em que estamos ter uma página é extremamente normal, porém, o que é mais comentado hoje em dia é redes sociais. O site está mais ligado para a necessidade das empresas que querem vender o seu produto. Alguns empresários entram para o ramo das vendas de produtos, já outros, preferem criar sites e serviços de hospedagens, o que não é má ideia porque a demanda é enorme, e a dica para isso é: "O que mais tecnológico é, mais vende". Mas, afinal, o que tem a ver o que estou a dizer e o assunto do artigo? 

Sinceramente, estes empresários fornecem um bom painel de controle para o usuário poder administrar o seu site, mas, eles se esquecem que a maioria dos donos de sites não sabem como fazê-los, e por isso esquecem muito dos códigos básicos.

O que é uma META?

São etiquetas que falam do seu site para os buscadores do mundo, como por exemplo: Google, Bing, Terra e outros mais sites de busca. Além de reconhecimento aos motores de busca, facilita também encontrar através de um nome completo o dono do site, ou simplesmente o programador.

Para ser sincero, hoje em dia a busca é mais pelo bom conteúdo e não por tags, e talvez seja este o motivo pelo qual elas são esquecidas. Muitos sites usam o noindex na página e não são encontrados pelo Google ou outros motores de busca, e a explicação será óbvia!

Enfim, a parte interessante é neste momento e talvez seja por isso que está aqui. Como usar as tags? Se você tem a noção básica do HTML, sabe que nós temos que adicioná-la antes do da página, naturalmente.

Como usar?

Toda página HTML tem que ter um início e um fim, assim como as META TAGs, e para ensinar isso antes de falar delas eu aconselho que acompanhe as dicas que eu coloquei neste tutorial: [TUTORIAL] Estrutura de uma página HTML

A primeira que desejo apresentá-los é a que coloca no código fonte e nos buscadores o nome do autor do site.
Código:

Ótimo, isso quer dizer que Robson Barros da Rocha é o autor da página. Se eu for no Google e procurar por "Robson Barros da Rocha", o Google vai buscar e se o site estiver bem colocado ele vai indicar a página.

A próxima não pode faltar em nenhum site, pois, além do título da página ela é uma das principais para indicar a descrição do site no Google.
Código:

Sempre observe que dentro do código META tem o NAME, e depois o CONTENT. Name seria o nome da tag, e o CONTENT seria o conteúdo desta TAG.

As chaves (palavras-chaves) é outra que não deve faltar no código fonte para ser encontrado pelos motores de busca. Se adicioná-la, você indica assim como a META Description sobre quais assuntos seu site trata. Vamos ao exemplo:
Código:

Pode ser adicionado qualquer coisa entre vírgulas para separar os assuntos. É interessante dizer que o limite de caracteres é de 155, então, não passe disso. Outra coisa sobre as chaves é que você pode colocar as palavras no plural ou singular, e sem acentos ou com acentos. Eu prefiro colocar sem acentos.

META que define o idioma e a documentação

content-language é uma META que especifica qual é o idioma/linguagem da sua página. Ela ajuda muito a mostrar aos buscadores o idioma separando-o corretamente dentro os demais, e acima de tudo também auxilia para que estes buscadores decodifiquem os caracteres especiais quando digitados.
Código:

Alguns idiomas que podem ser colocados:
pt Português - PORTUGAL
pt-br - PORTUGUÊS DO BRASIL
en - INGLÊS
en-us - INGLÊS DO EUA
en-gb - INGLÊS BRITÂNICO
fr - FRÂNCES
es - ESPANHOL
Bacana não é? Melhor ainda é a META responsável por definir a documentação do seu site. Ela é indispensável assim como todas, mas, ela é uma das principais:
Código:

Existem vários tipos, como UTF-8, ISO-8859-1... Exemplo disso é mostrado no programa Notpad+++:


Escondendo meu site dos buscadores


Eu duvido muito que você queira fazer isso, mas, se quiser eu vou indicar os códigos para isso também, apesar de nosso objetivo não é esse.
Código:

Se usar isso você estará totalmente oculto do Google, Bing e todos os outros buscadores na internet. Neste caso, o noindex refere-se para os buscadores se a página deve ser incluída na pesquisa, e se estiver marcada noindex ela não será encontrada ou mostrada.

Como eu posso me esconder somente do Google? Simples, basta adicionar esta META:
Código:

Quando você indica o nome googlebot no atributo NAME, você esconde a página somente para o Google.

A menos notada e conhecida é a meta noarchive:
Código:

Para que serve? A maioria dos buscadores armazena uma cópia da sua página em cache, para otimizar a busca e acelerar o processo de pesquisa. Para evitar que estes arquivos vá para o seu cachê é só adicionar o no antes do archive.

Resumindo...

Sem elas é impossível o site ser um sucesso. Além destas que citei, há várias e você pode procurar no nosso amigo Google artigos de outros blogs de desenvolvedores: Quais tipos de Metas existem para um site?
Sua opinião:

2 comentários:

Na caixa abaixo você poderá adicionar seu comentário. Lembre-se de que, não será possível atribuir tags especiais, de imagens, links e cores. Somente tags Negrito, itálico são permitidos.

Obrigado por comentar!

Precisa de ajuda? Fale conosco